Está precisando aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca? Nada de se desesperar se os seus números estiverem em queda. Com a implementação de uma estratégia robusta, é possível reverter esse quadro.
O engajamento serve como um termômetro para a receptividade do seu conteúdo junto ao público que você está atingindo. Pode não representar um indicador de vendas ou conversão, mas ajuda a determinar se você está conseguindo produzir publicações capazes de agradar sua audiência. E isso é essencial para direcioná-la às suas ofertas.
Confira a seguir 4 dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais:
1. Conheça a sua audiência
A única forma de criar conteúdo capaz de aumentar o engajamento nas redes sociais é se certificar de que ele consegue gerar identificação com o seu público. Portanto, você tem que conhecer muito bem as pessoas que está tentando impactar com os posts da sua marca.
Procure entender o que pensam, suas opiniões, necessidades e motivações. Os seus posts precisam oferecer algo de valor a esse grupo específico, senão serão ignorados.
2. Interaja com seu público
Se você não interage com a sua audiência nas redes sociais, essas pessoas dificilmente estarão motivadas a se engajar com o seu conteúdo. Reserve parte do seu tempo para responder comentários e mensagens enviados para os perfis da sua marca, lembrando de sempre buscar soluções efetivas para elas.
Uma ótima forma de otimizar esse trabalho é contratar uma ferramenta para gerenciar seus contatos. É o caso do Zendesk, sistema capaz de integrar seus vários canais sociais em uma única interface.
3. Destaque seus próprios clientes
As pessoas gostam de se ver representadas em diversos contextos diferentes, inclusive quando o assunto são redes sociais. Certifique-se de incluir alguma forma de replicação de conteúdo em seu planejamento de marketing para essas plataformas.
Ao destacar outras pessoas usando seus produtos, você ganha em duas frentes: agrada ao cliente original e transmite uma imagem mais humanizada da sua empresa para os demais.
4. Aprenda com seus resultados
A análise das métricas de redes sociais é uma das etapas mais importantes de toda a estratégia. Não só ela consegue apontar para você quais dos seus esforços deram certo e errado como também ajudam a apontar os rumos que você deve seguir no futuro.
Para isso, procure detectar padrões de preferência do seu público. Veja que tipos de posts trazem mais engajamento. Dessa forma, você poderá replicar essas ideias para contar com resultados cada vez melhores.
A sua marca pode aproveitar uma série de benefícios ao aumentar o engajamento nas redes sociais. Além de ter contato com mais gente, aprenderá bastante com o feedback dessas interações. Mantenha a sua estratégia sempre em evolução, já que o público está em plena transformação.