Você já tomou a decisão certa: decidiu começar a aproveitar os benefícios de utilizar e-mail marketing em sua estratégia. Uma dessas vantagens é a possibilidade de apostar em múltiplos formatos desse mesmo canal para impactar a sua audiência. Você já pensou em quais tipos de e-mail marketing vai utilizar?
Dependendo dos seus objetivos e das características do seu público-alvo, pode ser que certos formatos sejam melhores que outros. Além disso, você não precisa escolher apenas um. Bons resultados estão ao alcance de quem consegue integrar várias soluções em uma mesma estratégia.
Veja a seguir os 4 principais tipos de e-mail marketing que você pode usar em sua estratégia:
1. Newsletter
O formato de newsletter costuma ser o primeiro adotado pelas empresas quando iniciam suas estratégias focadas em e-mail marketing. É um tipo bastante simples de implementar e é capaz de trazer bons resultados imediatamente.
Uma newsletter pode atingir seus leads em todos os estágios do funil de vendas e o seu conteúdo varia dependendo do perfil das personas e das características da sua campanha. Por exemplo, você pode destacar posts de blog, materiais ricos, notícias sobre a sua empresa. É importante que sua newsletter tenha uma periodicidade consistente.
2. Convites para eventos
O envio de e-mails é essencial para a divulgação de eventos organizados pela sua empresa. É uma forma eficaz de destacar todas as informações importantes relacionadas a eles para aumentar as suas chances de sucesso.
Nesse ponto, você precisa considerar a segmentação. Prefira enviar seus convites apenas para quem está nos locais certos, em vez de tentar impactar a todos desnecessariamente. Por exemplo, se o seu evento acontece em determinada cidade, prefira fazer o disparo só para o público que está nela.
3. Transacionais
O seu público precisa de feedbacks para certas ações e o caminho para isso é um dos tipos de e-mail marketing que você pode utilizar. E-mails transacionais fazem exatamente isso: confirmam determinadas decisões e dão o retorno adequado aos inscritos.
Esse é aquele aviso de confirmação de compra, de cadastro em newsletter, envio de material que o usuário quis baixar ou até um e-mail de agradecimento. Manter contato com seu público em todas essas etapas é essencial para uma boa experiência ao cliente.
4. Gatilho de automação
Você não precisa e nem deve realizar todos os seus disparos de e-mail marketing manualmente. Aposte no potencial da automação para melhorar os seus resultados e entregar um conteúdo mais estratégico para o seu público.
Gatilhos de automação funcionam da seguinte forma: a sua empresa passa a enviar e-mails automáticos baseando-se em ações específicas do seu usuário. Ou seja, se ele demonstra interesse em determinado produto ou conteúdo, imediatamente recebe um material relacionado para aumentar suas chances de conversão.
Quais desses tipos de e-mail marketing você pretende implementar na sua estratégia? Lembre-se da importância de fazer testes e conferir os seus resultados para se certificar de que está tomando as decisões certas.
Para sempre garantir acertos, você pode contar com ajuda. Veja aqui no blog os principais motivos para contratar uma agência de marketing digital.