Quando fazemos as mesmas coisas por muito tempo, pode acabar ficando mais difícil de enxergar possibilidades inovadoras nesse meio. Isso é bastante perigoso, já que uma estratégia de marketing precisa respirar inovação.
Existem diversos canais de marketing à sua disposição no meio digital. Pode ser que você esteja se limitando a apenas sempre os mesmos, não considerando todo o potencial de sucesso que outras possibilidades podem trazer para os seus resultados. Está na hora de rever as suas
Veja a seguir 5 exemplos de canais de marketing que você nunca pensou em usar em sua estratégia:
1. Quizzes interativos
As pessoas tendem a gostar de conteúdo interativo e um quiz pode ser a melhor escolha entre os canais de marketing que você talvez nunca tenha usado. Você pode investir em dois formatos diferentes: um questionário com perguntas certas e erradas para desafiar seu público ou um no modelo de teste com diagnósticos como resultado.
Em ambos os casos, você precisa usar uma plataforma de fácil interação, pensar bem na quantidade de perguntas e usar esse recurso para agregar valor ao seu usuário.
2. Lives nas redes sociais
Elas se espalharam por várias redes sociais atualmente e podem ajudar bastante a sua marca a atrair engajamento do público. Iniciar uma live gera uma notificação instantânea, algo decisivo para contar com uma boa audiência.
Mas, para manter o interesse de quem está assistindo, você precisa preparar um conteúdo de valor para esse momento. Leve em consideração os interesses e necessidades do seu público para saber por onde começar.
3. Playlists no Spotify
A música pode comunicar muito do que você deseja e o formato de playlist permite construir toda uma narrativa em torno disso. Um dos canais de marketing que você provavelmente nunca pensou em usar são as playlists do Spotify.
Altamente personalizáveis e compartilháveis, elas podem engajar o seu público em uma experiência única e aproximá-lo da sua marca. Ao impactar positivamente o dia de alguém, você estará ampliando o alcance da sua empresa na vida dela.
4. Boards no Pinterest
Ótimo para agregar referências de todos os tipos, o Pinterest pode ser uma excelente adesão à sua seleção de canais de marketing. Nele, a proposta envolve oferecer uma experiência enriquecedora aos seus seguidores para que se engajem com os seus boards e queiram acompanhá-los.
Para ajudar, fique de olho em algumas referências de empresas semelhantes à sua que estejam presentes no Pinterest. Experimente algumas abordagens e confira seus resultados. Além de tudo isso, é possível investir em anúncios e vender produtos direto no Pinterest.
5. Wi-Fi patrocinado
As pessoas gostam de contar com uma rede Wi-Fi disponível para conseguirem usar o smartphone sem impactar o plano de dados. Um estabelecimento tem muito a ganhar ao oferecer acesso a uma rede aberta, mas os benefícios podem ser ainda maiores se ele souber aproveitar esse recurso.
Implemente uma página de acesso que exige cadastro para contar com os dados do público que frequenta seu negócio. Use essa tela inicial para divulgar seus produtos e ofertas. Depois, aproveite as informações obtidas para impactar essa audiência com conteúdo direcionado.
A sua estratégia de marketing precisa estar sempre em plena evolução. Isso significa não só encontrar novas maneiras de usar as ferramentas que você já possui como também manter o radar ligado para detectar novas possibilidades que podem ajudar você a conquistar novos resultados. Aproveite essas dicas de canais de marketing inovadores que podem trazer mais valor à sua estratégia.