Você abriu este conteúdo por um motivo. Talvez o seu site esteja desatualizado e não corresponda à sua marca. Talvez não esteja gerando oportunidades de vendas suficientes. Ou talvez ele até gere essas oportunidades, mas elas não são qualificadas ou aparecem com a rapidez que você imaginava.
Um novo site é um grande projeto que pode durar bem menos tempo se você souber os passos certos a dar. E é por isso que estamos aqui: para te mostrar que o desenvolvimento da vitrine do seu negócio pode ser um enorme sucesso — e bem menos estressante se você considerar os passos abaixo:
1. Defina seu objetivo
Antes de mergulhar no projeto, elenque quais objetivos você quer alcançar com o site. Fazer isso mostrará quais caminhos você deve seguir na criação. No final do dia, o que exatamente a sua página precisar realizar? Ações comuns incluem:
- Gerar leads
- Enfatizar o posicionamento da marca
- Fidelizar clientes
- Recrutar talentos
- Expor portfólio
- Mostrar o domínio (gerar autoridade) sobre determinado assunto por meio de conteúdos
Há muitas coisas que os usuários podem fazer no site para que você alcance essas ações. Veja alguns exemplos:
- Comprar um produto ou serviço
- Preencher um formulário
- Jogar um jogo
- Inscrever-se para um evento
- Baixar um aplicativo
- Compartilhar algo por e-mail ou mídia social
Aqui é importante pontuar que o seu website não precisa ter apenas um dos objetivos destacados acima. Decidido isso, partimos para o próximo passo.
2. Saiba quem vai fazer
Avalie as seguintes questões:
- Você pode projetar um site internamente?
- Sua equipe tem profissionais que saibam sobre UX e SEO?
- A equipe pode fazer a manutenção do site?
- O custo dessa criação ou renovação será semelhante ou inferior ao de uma agência?
Se as respostas para as questões forem não, certifique-se que a agência contratada saiba tudo sobre o produto, seus objetivos e diretrizes de marca.
Independentemente de você decidir ou não fazer o site por conta própria, saber quais etapas do projeto são essenciais permitirá que você entenda se a empresa contratada está ou não fazendo um bom trabalho.
3. Entenda quem é o visitante e resolva o problema dele
Pode parecer estranho, mas uma coisa que os visitantes têm em comum é que eles não querem entrar no seu site para comprar o seu serviço ou produto.\
Existe uma teoria, criada por um professor na Harvard Business School, chamada “Tarefas a Serem Cumpridas“, que diz que os clientes não compram o produto ou serviço em si, mas as tarefas que entendem/percebem que este produto/serviço realiza para eles.
Ou seja, para criar um site que os usuários realmente achem útil e forneça valor, é importante que você entenda as necessidades reais deles.
Saber o que o visitante está procurando, as perguntas que precisam ser respondidas e como eles irão procurar em seu site é a única maneira de realmente entregar valor.
4. Trate conteúdo como rei
O conteúdo é a parte mais importante da reformulação ou criação do seu site. É também um dos aspectos mais demorados.
Escrever apenas em um documento de Word, por exemplo, dificulta a visualização de como tudo vai se encaixar. Por isso, o caminho ideal é que você tenha um wireframe em que você crie seu conteúdo em vez de projetar seu website e preenchê-lo com textos posteriormente.
Essa é a hora de utilizar todas as pesquisas que você fez para entender o visitante para produzir um material que oferece valor real.
5. Arquitete as informações
A tarefa aqui é organizar o conteúdo para facilitar o entendimento. Na renovação ou criação de um site, os diagramas estruturais mapeiam as relações entre todas as telas de um site, oferecendo uma visão geral de quais os caminhos que os visitantes farão para chegar em páginas âncoras ou detalhadas.
É importante usar os dados coletados nas etapas anteriores. Caso contrário, todo o trabalho que você fez foi apenas um esforço desperdiçado. Por exemplo, seus usuários dão um grande valor à provas sociais como depoimentos? Então faz sentido ter uma seção muito forte projetada para isso.
Você começará a ver como a hierarquia de botões e outros elementos tomam forma e orientam o usuário para informações específicas.
Para isso, você pode usar ferramentas como:
Com os fluxos prontos, avalie se a distribuição dos conteúdos e das páginas está de acordo com o objetivo que você decidiu no início do projeto.
6. Teste com protótipos
Com o planejamento de conteúdo feito e a arquitetura das informações definida, você precisa determinar a melhor maneira de abordar o visual e a usabilidade da sua página e testar isso com usuários reais.
Algumas ferramentas que podem ser usadas:
- Figma
- Sketch
- InVision
- Adobe Xd
- Axure RP
- Just in Mind
- UXPin
- Framer
- Origami Studio
- Principle
- Marvel App
Lembre-se, um excelente design ajuda a transmitir sua mensagem com mais eficiência e aprimora a experiência do usuário, enquanto seus clientes em potencial consomem seu conteúdo.
7. Compartilhe seu feito
Projeto pronto, testado e implementado. Agora, é hora de mostrar para o mundo. Existem diversas maneiras de fazer isso. Você pode:
- Escrever um artigo sobre o processo e compartilhar com a imprensa (de preferência, veículos relacionados ao seu negócio)
- Patrocinar posts nas redes sociais levando para o seu site
- Mini-vídeos
- Screenshots
- Artigo sobre o processo
- No caso de SaaS, incluir um pop-up no software informando sobre a novidade
O importante aqui é mostrar que o seu negócio está cada vez mais preocupado em atender às necessidades dos clientes, agora de forma ainda mais profissional.
E já que estamos falando de mostrar para o mundo, vale também investir em estratégias para melhorar o posicionamento do seu site no Google. Você sabe como fazer isso? Veja tudo nesse post aqui do blog.
Restou alguma dúvida sobre o processo de criação ou renovação do seu site? É só entrar em contato com a gente 🙂