Não é o bastante pensar apenas em ter um site responsivo para tornar a sua estratégia de marketing mobile-friendly. Vários outros aspectos dela precisam funcionar corretamente em diversos tipos de aparelho se você deseja impactar de verdade a sua audiência.
Afinal, existem muitos canais possíveis que podem ser integrados ao seu planejamento que não trarão os resultados esperados se não funcionarem bem em dispositivos móveis. O que fazer para se certificar de que está tudo certo? Você tem que testar suas campanhas.
Quer descobrir se a sua estratégia está preparada para o mobile? Faça o teste ao considerar cada um destes pontos:
Otimização do conteúdo
Imagens pesadas demais podem prejudicar bastante o plano de dados do seu público, dificultando o acesso dele ao seu conteúdo. Esse é apenas um exemplo de como é importante a otimização dos seus materiais, já que nem sempre a conexão mobile será excelente.
Você também precisa pensar no impacto que o próprio código das suas páginas tem no tempo de carregamento. Implemente uma política focada em otimizar todos os elementos dele para que possa funcionar adequadamente em vários tipos de conexão com a internet.
Mídia geolocalizada
Você costuma utilizar as possibilidades dos aparelhos mobile para qualificar ainda mais o público que é impactado pelas suas iniciativas? Essa é uma forma bastante eficaz de atingir as pessoas certas para os seus objetivos, mas você precisa lembrar que esse recurso existe.
Um dos principais benefícios de direcionar suas estratégias para os dispositivos mobile é poder aproveitar os recursos que esses aparelhos trazem para as suas campanhas. Um exemplo disso é o GPS: pela primeira vez, é possível impactar pessoas que estão passando por determinada região com um conteúdo direcionado.
Layout do seu site
Um site mobile-friendly é capaz de organizar os seus elementos corretamente independentemente do tamanho da tela do usuário. É bastante frustrante para o visitante ter que usar o zoom do aparelho para conseguir ler o que está escrito em uma página mal adaptada.
A saída para esse problema está em implementar um design responsivo. Isso consiste em um layout que se adapta conforme a resolução muda, oferecendo sempre uma experiência positiva a quem tenta acessar suas páginas.
Estratégias de distribuição
Pense no seguinte cenário: você quer divulgar suas ofertas usando os canais de marketing que você tem à sua disposição. Além de seu site ser mobile-friendly, é necessário se certificar de que esses meios também são.
Você já disparou um e-mail marketing que não tem layout plenamente adaptado a telas menores? Ou que possui elementos pesados demais que custam a carregar em planos de dados mais modestos? Então, é preciso realizar algumas mudanças.
Como a sua estratégia de marketing se saiu nesse teste? Lembre-se de que esse processo não deve ser feito uma única vez. Alternativamente, tem que ser um esforço recorrente da sua empresa para sempre garantir que está aproveitando todas as possibilidades que ser mobile-friendly traz para suas campanhas. Vamos começar?