Marketing digital de resultados e o Afiliados Brasil já são duas coisas indissociáveis e fundamentais para quem quer performance através da Internet.
Nós estivemos na sétima edição do evento em São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2016.
Já que nós amamos aprender, o evento foi um rápido caminho de atualização para oferecer performance aos nossos clientes e parceiros. Nós acompanhamos o mercado de marketing de afiliação desde 2011 quando estivemos no Affiliate Summit East – Nova York em agosto daquele ano e dá gosto ver como as coisas estão evoluindo no Brasil.
O Affiliate Summit é o maior evento do mundo neste segmento, com edições semestrais nos Estados Unidos. Uma acontece na costa leste e outra na costa oeste e cada uma delas recebe público de mais de 5000 pessoas.
O Afiliados Brasil é a nossa versão brasileira do evento, localizado e adaptado para o nosso mercado. O evento tupiniquim (com uma parte de origem portuguesa) também já apresenta números impressionantes: nesta edição do Afiliados Brasil, mais de 1500 pessoas compareceram para aprender e fazer networking sobre marketing digital de resultados. Um número bastante impressionante e que vem crescendo muito a cada edição.
Participantes e organizadores no último dia do Afiliados Brasil 2016.
Assistimos a diversas palestras repletas de conteúdo sobre melhores práticas para conversão, estratégias de guerrilha em marketing digital, modelos de negócios e tendências da área.
É o evento definitivo sobre performance e marketing digital de resultados e quem está ali respira conversão.
O bacana é que o evento é uma mistura bastante equilibrada entre mindset (modelo mental) e toolbox (caixa de ferramentas) – ou seja, rolam desde palestras ligadas a comportamento e resiliência para ser um empreendedor (digital) de alta performance até palestras avançadas sobre técnicas muito criativas e pouco divulgadas do segmento.
Outra característica do evento é o clima. Existe uma grande facilidade e espaços amplos para ser fazer networking – nesse aspecto o Afiliados Brasil segue a boa linha dos eventos internacionais com tempo e espaço para que o networking entre os participantes realmente aconteça. Outra característica bem típica dos eventos gringos é a quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo: tem palco principal, dois outros palcos menores e exposição acontecendo ao mesmo tempo.
O clima amigável do evento também é uma característica do trio que o organiza: Flávio Raimundo, Paulo Faustino e Rafael Rez são mestres de marketing digital há muitos anos e uniram seus skills para a criação do evento. Deu mais do que certo, mesmo que cada um deles more em um canto do mundo. Enquanto Flávio e Rafael moram no estado de São Paulo, o Paulo mora em Portugal. Nem precisa dizer o quanto a história dos caras é walk the talk: tudo pela Internet, mesmo.
Rafael Rez, Mauricio Matias, Ludmilla Rossi, Flávio Raimundo e Paulo Faustino – realizadores do Afiliados Brasil com os fundadores da Mkt Virtual.
Ferramentas de afiliação para conhecer
Para quem não faz ideia do que é marketing de afiliados e quer conhecer uma plataforma confiável do segmento, recomendamos que comece se cadastrando na Monetizze.
Uma outra ferramenta interessante que conhecemos no evento é a Méliuz. Com ela você recebe de volta um percentual do dinheiro que gasta com suas compras on-line, o famoso cash-back. E isso só é possível através de afiliação. Exemplo: usando esse link para cadastro você já ganha R$ 10 em créditos, que serão somados às suas compras. Essa é uma das mecânicas bem interessantes pois trabalha com cupons de desconto em e-commerce – inclusive com o AliExpress.
Outras ferramentas e plataformas muito interessantes estavam disponíveis no evento em estandes e conversamos com muitas delas.
Marketing de afiliação: estamos na terceira onda
Uma constatação bacana do evento para fechar esse post: estamos na terceira onda do mercado de afiliação, ou dos empreendedores digitais. A primeira delas foi quando você deve ter visto pipocar na sua timeline nomes como Érico Rocha ou Fórmula de Lançamento.
A segunda onda foi quando o mercado, especialmente os afiliados começaram a se profissionalizar e a se dividir em diferentes disciplinas (produção, arbitragem ou construção de autoridade).
E entrando na terceira onda fica clara a necessidade de maior profissionalização e especilização com o surgimento de novas disciplinas, como a figura do gerente de afiliados.
Tudo isso para confirmar o crescimento desse mercado, e como ressaltado na palestra do Rafael Rez: a necessidade do não esgotamento desse mercado através do fomento e das boas práticas.
E afinal, como começar?
Se você tem um e-commerce, um canal de conteúdo com bom tráfego ou é especialista em algum assunto e não está utilizando estratégias de afiliação, é bom repensar. E se precisar de ajuda para começar, é só falar conosco.
Crédito das fotos: Ivan Ferreira