De nada adianta dedicar várias horas do seu dia a planejar e executar sua estratégia se o engajamento do e-mail marketing permanece baixo. A sua abordagem precisa gerar total identificação com o seu público-alvo e oferecer os argumentos mais adequados para convertê-lo.
Se você conhece os benefícios de usar o e-mail marketing em sua estratégia, provavelmente está em busca de maneiras de garantir resultados cada vez melhores ao usar esse canal. Para conduzir as suas campanhas do jeito certo, é necessário tomar algumas decisões bem importantes.
Confira a seguir as 5 principais dicas para aumentar engajamento do e-mail marketing em suas campanhas:
1. Acerte no assunto
Se o assunto do seu e-mail marketing não é atraente, a mensagem nem será aberta. Você precisa de um texto convidativo que faça o destinatário querer visualizar o seu envio naquele momento. Se deixar para depois, é capaz de esquecer.
Vale a pena colocar uma dose de suspense no assunto. Faça com que o seu destinatário tenha curiosidade para abrir a mensagem. Se tiver identificação com a sua marca e público, pode experimentar o uso de emojis e tokens de personalização.
2. Use bons CTAs
Como qualquer outro canal de marketing, o e-mail tem como função direcionar o seu público até o destino dele, preferencialmente contribuindo para gerar uma conversão. Mas isso só é possível se você utilizar bons CTAs nos seus envios.
Leve em consideração o perfil do público que você está tentando atingir e que tipo de linguagem mexe com ele. Lembre-se das necessidades e desejos dessas pessoas e utilize essas informações para criar CTAs convincentes.
3. Tenha um layout responsivo
Ter um design que se adapta a qualquer tamanho de tela não é mais algo opcional, pois já se tornou algo esperado pela maioria das pessoas. Afinal, mais da metade do tráfego de internet no Brasil vem de smartphones. Não é nada bom alienar tanta gente assim, certo?
Isso também vale para as landing pages de destino que você utiliza em seus CTAs. Afinal, se boa parte das pessoas está usando o celular para abrir seu e-mail marketing, as páginas do seu site que receberão esse tráfego também precisam estar adaptadas.
4. Segmente seu conteúdo
Se o engajamento do e-mail marketing está precisando de um impulso, pode valer a pena segmentar seus envios. Ou seja, crie divisões na sua lista de contatos baseando-se em algum critério (localização, histórico de compras, dados demográficos, entre outros).
O segredo para o sucesso está em criar um conteúdo que seja interessante para esses segmentos. Isso deixará o seu envio mais atrativo porque o grau de identificação aumentará consideravelmente.
5. Aprenda com seus resultados
A única forma de ter certeza de que você está conseguindo aumentar o engajamento do e-mail marketing é acompanhar os seus resultados. Além disso, você precisa ser capaz de aprender com essas métricas para descobrir as áreas da sua estratégia que precisam ser ajustadas.
Veja de que forma os seus destinatários estão percorrendo seus caminhos até o seu destino. Em quais etapas costumam parar? O problema é a taxa de abertura? Ou os cliques? Seja o que for, cada diagnóstico deve dar origem a ações corretivas.
Siga essas dicas para aumentar o engajamento do e-mail marketing da sua empresa e passar a ter resultados melhores. Lembre-se da importância de manter a sua estratégia em plena evolução. Busque sempre novas informações a respeito do perfil do seu público e caminhos inéditos para produzir um conteúdo que seja atrativo para ele.