Muitas opções costumam ser algo pior do que não ter nenhuma: elas podem intimidar e confundir os indecisos e impedir que um bom trabalho seja feito. No entanto, isso não precisa ser assim: um bom mapa é bastante competente para ajudar a guiar estas pessoas até o seu destino. Ao desenvolver um bom plano de marketing digital, você consegue obter melhores resultados e encurta seu caminho até o sucesso.
No entanto, é preciso ter cautela para não seguir pela rota errada e sair para fora do mapa para cair em um precipício. A abordagem errada pode causar muitos problemas para qualquer tipo de negócio e estratégia, então tenha cautela e planeje tudo adequadamente com antecedência.
Tudo pronto para começar a renovar o marketing digital da sua empresa? Então estes são os próximos passos que você deve seguir:
1. Desenvolva personas
Uma persona é um personagem que faz parte do seu público-alvo. Pense no perfil dos seus clientes e crie uma pessoa com nome, idade, interesses, hábitos e sentimentos. Se a sua audiência costuma ser de mães entre 26 e 35 anos, pode criar a Bárbara, de 30 anos, que é produtora de eventos e concilia o tempo do trabalho com o cuidado dos dois filhos. Viu só como uma faixa da audiência se torna uma pessoa de verdade?
A persona é bastante útil para se conseguir visualizar melhor com quem o seu marketing está falando. Ao trabalhar com múltiplas personas, fica mais fácil pensar em conteúdo direcionado para diversas faixas diferentes do público. Por conta disso, certifique-se de criar personas que representem bem as variações da sua audiência.
2. Renove sua presença digital
A sua empresa certamente já possui uma página no Facebook, por mais que às vezes fique difícil saber o que postar lá, não é? Agora é a hora de uniformizar toda a presença digital da sua marca, utilizando seu logo adequadamente e uma brand voice apropriada no conteúdo. Lembre-se que você não precisa estar presente em todas as redes sociais, apenas naquelas que as personas frequentam.
O seu site e blog também vão precisar passar por uma renovação para maximizar o potencial do seu alcance e, mais importante ainda, evitar penalidades dos sites de buscas. Sites mal configurados possuem mais dificuldades para obterem boas posições no ranking de pesquisas, então melhore o SEO das suas páginas e posts, além de otimizar a experiência do usuário ao tornar suas seções mais fáceis de navegar. Desta forma, a Bárbara consegue achar o seu site facilmente no Google e chegar no post que está procurando.
3. Crie um calendário de conteúdo
Você já sabe o que precisa fazer, resta determinar quando e como. Elabore um calendário editorial onde ficam previstas todas as suas iniciativas no ambiente digital, desde posts em redes sociais até envios de e-mail marketing. Assim como todo o resto que destacamos aqui, estes canais vão depender do perfil das suas personas. Se a Bárbara não tem costume de olhar o e-mail, não faz sentido fazer este tipo de disparo, não é?
Ao montar este calendário, certifique-se de espaçar o seu conteúdo de maneira estratégica. É necessário ter uma boa frequência de publicações no seu blog e em disparos de e-mail marketing para começar a potencializar seu público. Como é possível agendar quase todo o conteúdo, não se preocupe em ter que fazer tudo na hora.
O sucesso da sua empresa no ambiente digital depende diretamente das iniciativas que você empregar para atingir o público certo usando os canais adequados. Assim como a Bárbara tem o costume saudável de levar os filhos ao médico, o seu marketing também está precisando de um diagnóstico para ajudar você a seguir pelo rumo certo até o sucesso.