Todos os dias, surge uma novidade diferente. No meio de tanta inovação, pode existir aquela oportunidade incrível para a sua marca alcançar um patamar completamente inédito. Quando foi a última vez que você conseguiu implementar boas tendências de marketing na sua estratégia?
Você precisa estar sempre na “crista da onda” em vez de constantemente correndo atrás dos concorrentes. Aproveitar uma ideia estratégica no momento certo pode ser determinante para você atingir um sucesso sem precedentes na sua história, revolucionar seu modelo de negócios e encontrar novas formas de realizar o trabalho de sempre.
Só que pode ficar difícil acompanhar tudo isso em um dia a dia corrido. Para ajudar nisso, separamos a seguir 5 tendências de marketing para você implementar agora:
1. Marketing ao vivo
As pessoas são naturalmente interessadas pelo que está acontecendo “agora” e o live marketing (ou marketing ao vivo) aproveita justamente esse sentimento. Graças ao progresso tecnológico e a evolução das conexões móveis, é possível iniciar transmissões ao vivo de qualquer lugar e também acompanhá-las sem precisar de muita estrutura.
Cada vez mais plataformas sociais contam com suporte a vídeo ao vivo, então considere incluir essa possibilidade no seu escopo para chamar a atenção da sua audiência e proporcionar uma maneira inédita de conquistar engajamento.
2. Chatbots
Chatbots são sistemas capazes de interagir com as pessoas a partir de um script pré-definido. É um jeito de ter um atendimento automático para interagir com os seus clientes ou prospects ao proporcionar velocidade e eficiência.
Ele pode se adaptar a sistemas já existentes como Facebook Messenger ou Telegram, além de poder ser implementado a sites da internet. Nós temos um artigo exatamente sobre isso que você pode conferir aqui no blog.
3. Geomarketing
Direcionar sua publicidade para o público certo no momento adequado deve ser sempre a sua missão. Uma das tendências de marketing mais eficientes diz respeito a apontar seu conteúdo para quem está em locais estratégicos.
O geomarketing permite que você anuncie apenas para pessoas que estão passando por perto da sua loja ou que morem em determinadas cidades, por exemplo. Essa possibilidade existe não só em links patrocinados como também em social ads.
4. Conteúdo efêmero
O formato de conteúdo que desaparece depois de 24 horas é uma das tendências de marketing popularizadas pelo Snapchat que foi replicada por várias outras plataformas. Não só as pessoas como as marcas podem fazer uso desse recurso para a publicação de um material legitimamente inovador.
Você pode mostrar os bastidores da sua empresa, destacar seus funcionários, anunciar produtos, cobrir eventos especiais, entre outros. Leve em consideração o perfil do seu target e elabore um planejamento eficiente.
5. Video marketing
Lá no começo nós falamos da forte tendência dos vídeos ao vivo. Mas os “gravados” também precisam fazer parte da sua estratégia como fortes tendências de marketing. Graças às ferramentas que temos disponíveis hoje em dia, é extremamente simples produzir e publicar vídeos.
As pessoas possuem uma tendência natural a preferir conteúdo audiovisual. Ele é mais fácil de consumir e oferece diversas possibilidades de formatos para você aproveitar: vlogs, tutoriais, entrevistas, entre outros. Nós também já dedicamos um post inteiro a esse assunto aqui no blog.
Qual dessas ideias melhor se encaixam às suas necessidades? Lembre-se que todos os dias podem surgir tendências de marketing vantajosas para a sua empresa, então nunca deixe de observar essas movimentações. Aproveite e veja aqui no blog várias outras ideias que você poderia aproveitar no marketing da sua empresa.