Entra mês e sai mês, e os resultados continuam os mesmos. Enquanto o resto do mercado parece evoluir a passos largos, a sua marca ainda custa a engrenar. Essa história parece familiar? Você precisa do brand marketing.
A ideia que o seu cliente tem da sua marca é determinante para ele tomar a decisão de comprar o seu produto. Portanto, você precisa se certificar de que sua empresa comunique os valores corretos ao seu público.
Também conhecido como brand awareness, o brand marketing da sua marca é composto por três pilares principais: a sua identidade, sua visibilidade e sua credibilidade. Esses três pontos são cruciais para você atuar de maneira muito mais assertiva diante do seu público e dos seus objetivos. Eles concentram todas as áreas em que a sua marca precisa atuar para se fortalecer em seu mercado, conquistar mais vendas e atingir mais público.
Mas, como também acontece em uma construção de verdade, todos os pilares precisam estar em equilíbrio para tudo dar certo. Senão, seu projeto vai desmoronar.
Para saber como funciona o digital branding e de que maneira as suas etapas se complementam, é preciso conhecer a função de cada pilar:
Sua identidade
O primeiro pilar do brand marketing que você deve considerar trata de dois aspectos bastante importantes para a sua marca: branding e conteúdo. Então, reúne aquilo que você produz para impactar positivamente o público-alvo. Ninguém mais está no controle desse pilar, apenas você e sua equipe. Portanto, há oportunidades de sobra para realizar a reformulação que você precisa.
A força de uma marca é capaz de levá-la até mais gente e tornar seus produtos e serviços mais valiosos. Investir em branding significa garantir que ela consiga se diferenciar entre nomes semelhantes no mercado e conquiste cada vez mais público. Por que o seu cliente compraria de você em vez de um concorrente?
O pilar da identidade também se concentra na produção de conteúdo daquela marca. Toda a criação precisa estar alinhada à proposta da empresa e às necessidades dos clientes. O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais fortes para impactar o público da maneira mais orgânica possível, fazendo com que ele tenha interesse em vir até você.
Sua visibilidade
Esse pilar se refere às ações realizadas pela sua marca para influenciar como ela quer ser vista pelo público-alvo. Só que, diferente do pilar anterior, são aspectos que não dependem somente de você para dar certo.
Nessa etapa, estão contidos os seus esforços de publicidade digital, compreendendo tudo o que é realizado para atingir seu público na internet por meio de anúncios. O lado orgânico também vale: é nesse estágio em que você passa a se preocupar com a otimização do seu conteúdo para ser encontrado nos sites de buscas.
Você nunca vai controlar por completo todos os meios que direcionam público à sua marca. Portanto, você precisa de uma estratégia eficiente que consiga utilizar sistemas externos à favor da sua visibilidade. Links patrocinados, anúncios sociais, Rede de Display, entre outros, são canais de terceiros que podem aumentar sua visibilidade se você aplicar a estratégia correta. Não deixe de otimizar o seu conteúdo para os sites de buscas, também, já que SEO é um grande aliado do trabalho deste pilar.
Sua credibilidade
Dos três pilares, esse é aquele onde a influência é completamente externa. Aqui, vale a percepção que o público possui a respeito da sua marca. Isso acaba sendo resultado das suas iniciativas dos outros dois pilares, mas a ação de outras pessoas é determinante para o sucesso. Se a percepção da sua audiência não estiver alinhada aos seus objetivos, está mais do que na hora de fazer alguns ajustes.
O pilar da credibilidade se fundamenta primariamente na reputação da sua empresa, a imagem que ela projeta para o seu mercado e o público. Nesse ponto, fica nítida a importância de proporcionar produtos e atendimento de qualidade, além de uma postura de marca alinhada às expectativas dos clientes.
São determinantes para esse aspecto elementos como avaliações públicas, citações em redes sociais, recomendações, entre outros. Esses depoimentos são decisivos para muita gente fechar negócio com determinada empresa, então você precisa se certificar de ter uma estratégia focada em resolver possíveis problemas de forma rápida e eficiente.
Como desenvolver uma estratégia de brand marketing?
Para que o brand marketing possa trazer bons resultados para a sua empresa, é necessário garantir a melhor abordagem dessa ideia dentro do seu segmento. Além de conhecer as particularidades dessa técnica, você precisa considerar as características da sua marca, do público que está sendo buscado e do restante do mercado.
Veja os principais passos que você deve seguir para desenvolver a sua estratégia de brand marketing:
1. Defina o seu posicionamento
Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, você precisa oferecer motivos convincentes para o seu público comprar de você. Não basta apenas ter o menor preço ou a embalagem mais chamativa. É necessário ter um posicionamento que gere identificação nos seus potenciais clientes, uma missão que dê uma voz à sua empresa e a destaque em meio a várias outras alternativas similares. Se a sua marca representa uma ideia, ficará muito mais fácil cativar e reter consumidores.
Os três pilares do brand marketing são relevantes ao falar de posicionamento de marca. Isso será importante para nortear todas as suas decisões daqui para frente, afinal, a atuação da sua empresa precisa ser sempre coerente com a posição dela. Após essa definição, tome cuidado para não adotar posturas incoerentes.
2. Acompanhe seus concorrentes
O monitoramento de concorrentes é parte essencial de qualquer estratégia, especialmente quando falamos de brand marketing. O sucesso do seu planejamento dependerá da forma como ele se encaixar no seu mercado, e isso depende da atuação das outras marcas. Você não conseguirá ter uma postura estratégica ao trabalhar no escuro, sem saber o que está acontecendo ao seu redor.
Não se trata de copiar as ações desses concorrentes. É importante acompanhar o que eles estão fazendo para que você consiga detectar oportunidades valiosas para estruturar os seus próprios planos. Por exemplo, ao perceber uma deficiência de outro player do seu mercado em dialogar com determinado público, você pode aproveitar para criar uma estratégia direcionada a impactar esse grupo.
3. Entregue valor
O crescimento da concorrência tem impactos em vários aspectos da sua estratégia e atinge diretamente o planejamento de brand marketing. Além de contar com um posicionamento de marca, você também precisa garantir que a sua atuação agregue valor ao público. Isso significa se destacar em meio a outras alternativas similares ao oferecer aquilo que os seus potenciais clientes estão buscando.
Isso não significa produzir e entregar produtos caros. Até mesmo aquelas empresas na ponta mais barata do segmento podem agregar valor às vidas dos seus clientes, bastando contar com uma proposta de brand marketing que faça sentido para os seus objetivos. Se você não oferece um diferencial, ficará muito mais difícil competir pela preferência e fidelização dos clientes.
4. Monitore seu brand awareness
Por ter influência completamente externa, o terceiro pilar do brand marketing requer uma preocupação da sua parte para que sempre seja possível atuar corretamente. Fique de olho na forma como a sua marca é percebida pelo público, clientes ou não. Nem sempre a sua empresa é vista da maneira como deseja, então é essencial que você enxergue como ocorre a distância entre esses dois pontos.
As redes sociais são poderosas aliadas nesse sentido. Com buscas segmentadas, você consegue detectar o tom geral das menções à sua marca e seus produtos, informações essenciais para construir um registro da percepção que ela tem em seu mercado.
Quer exemplos de brand marketing?
O trabalho com o brand marketing não deve parar nunca. Não vai chegar um momento em que você vai dar seu projeto como concluído. O fortalecimento do seu brand awareness é um processo que precisa ser contínuo, sempre em busca de melhorias baseando-se nos seus resultados.
Todos os dias surgem novidades que podem impactar a forma como a sua marca interage com esses três pilares. O que é considerado essencial hoje pode ser insuficiente amanhã. A sua marca não pode ser apanhada desprevenida nesses casos. A sua empresa precisa manter o olhar voltado para a inovação e ser capaz de adaptar tendências vantajosas que solucionem suas necessidades.
Agora que você já conhece o conceito de brand marketing e a sua importância para qualquer tipo de campanha, vale a pena consultar alguns exemplos incríveis de cases reais que aplicam esse conceito. Veja exemplos de estratégias integradas com o brand marketing com os principais cases da Mkt Virtual!