O termo branded content significa um conteúdo criado para promover uma marca ou um produto, mas por vias diferentes das tradicionais. Não se refere a anúncios publicitários que destacam preços e vantagens, mas sim um material que pode ser consumido por um público em busca de informação, como artigos, vídeos, e-books, webinars, podcasts, entre outros.
O desafio de trabalhar com branded content envolve compreender a identidade da sua marca e os interesses do seu público-alvo para desenvolver algo que consiga atrair atenção e fortalecer a sua imagem. Por poder se adaptar a tantos formatos diferentes, é algo bastante versátil que pode satisfazer a diversos objetivos distintos.
Se a sua marca ainda não trabalhou com esse tipo de conteúdo, está mais do que na hora de correr atrás do tempo perdido. Seu público terá cada vez menos interesse em mensagens publicitárias tradicionais, então é preciso mudar.
Por que utilizar branded content na sua estratégia?
Como uma tendência forte em diversos segmentos, o branded content pode trazer diversos benefícios para marcas de variados tipos. O que determinará a qualidade dos resultados possíveis é a abordagem escolhida e a sua capacidade de aprender com os seus resultados.
Ainda não se convenceu sobre o valor dessa ideia para a sua estratégia? Veja a seguir os principais motivos para incluir branded content no planejamento da sua marca:
Disputa cada vez mais acirrada por atenção
Pense em todo o volume de informação que atinge o seu público-alvo durante um dia. A mensagem da sua marca estará disputando espaço com uma série de outros conteúdos e precisa ser altamente estratégica para chamar atenção. O uso do branded content é uma forma de driblar essa concorrência e ganhar mais visibilidade por atrair a preferência da audiência com um material que é do interesse dele.
Diversos formatos diferentes para explorar
A sua estratégia de marketing sempre pode se beneficiar por uma boa variação nos formatos de conteúdo utilizados. Ao trabalhar com branded content, as suas opções são bem variadas, o que possibilita adaptar essa abordagem para diversos mercados e públicos. Isso é perfeito para contar com o melhor conteúdo para cada estágio do funil de vendas e, assim, potencializar seus leads corretamente.
Alto potencial de engajamento e compartilhamentos
É sempre positivo contar com o próprio público para espalhar a mensagem da sua marca. Além de ser mais barato do que investir em mídia paga, é algo que transmite mais credibilidade à recomendação. Basta distribuir um conteúdo de qualidade que gere identificação nessas pessoas e as incentive a repassá-lo para os amigos e contatos.
Captura de dados mais estratégicos
Conforme a sua marca começa a trabalhar com branded content, você e sua equipe se tornam capazes de obter dados cada vez mais estratégicos a respeito dos hábitos e dos interesses do seu público-alvo. É possível entender bastante sobre o perfil dessas pessoas ao observar quais tipos de material preferem consumir e de que formas interagem com ele. Ao trabalhar com peças tradicionais de marketing, o volume de diagnósticos possíveis é consideravelmente menor.
Alta durabilidade
Uma peça de branded content não precisa ter data de validade. Isso faz com que permaneça relevante por muito tempo e, dessa forma, continue gerando resultados de qualidade à sua marca mesmo depois de a campanha ter terminado. Dessa forma, essa solução pode ser encarada como um investimento com maior potencial de retorno.
Como criar um bom branded content para a sua marca?
Agora que você já entendeu as vantagens de usar branded content em sua estratégia, o próximo passo é saber como acertar na sua abordagem. Afinal, esse formato depende da sua capacidade de acertar no planejamento e na execução.
Quer começar a trabalhar com branded content? Veja a seguir os passos para fazer isso:
1. Defina quais são os seus objetivos
Nenhum esforço de marketing deve ser iniciado sem uma clara definição de objetivos. Pense o que você deseja conquistar com seu branded content antes de começar a planejar o que ele será, já que esse detalhe pode transformar completamente a sua entrega. Além disso, é algo essencial para ajudar a avaliar seu sucesso ao final da campanha.
2. Opte pelo melhor formato possível
Você já viu que um dos benefícios do branded content é oferecer vários formatos diferentes para serem explorados em seu conteúdo. Portanto, uma etapa importante do processo de criação envolve a definição desses tipos de material. Leve em conta os seus objetivos e as preferências do seu público-alvo para acertar, além de não abrir mão de fazer experimentos.
3. Busque referências de qualidade
Para produzir branded content que realmente é capaz de engajar a sua audiência, você não pode se limitar a observar apenas o seu universo. Olhe para fora e veja o que as demais marcas estão criando nesse sentido. Não se trata de copiar o que os outros estão fazendo, mas sim de ter uma ideia daquilo que está sendo produzido no contexto que você pretende explorar para construir uma entrega mais inovadora.
4. Escolha os canais de distribuição
De nada adianta criar branded content de qualidade se esse material não chega à sua audiência. É necessário contar com a ajuda dos seus canais de marketing para divulgar esse conteúdo adequadamente. Pensar em canais de distribuição também pode envolver o recrutamento de influenciadores e demais personalidades para espalhar o seu conteúdo para você.
5. Aprenda com seus resultados
Como ter certeza de que a sua abordagem em branded content teve sucesso? A única forma de saber é acompanhando os seus resultados. É necessário ir além disso e extrair diagnósticos estratégicos desses números e compreender mais sobre os interesses e preferências do seu público. Dessa forma, suas campanhas futuras serão ainda melhores.
Tudo pronto para começar a trabalhar com branded content? Esse formato pode ajudar a sua marca a alcançar mais relevância e visibilidade em seu segmento, bastando seguir as nossas dicas para garantir a melhor abordagem. Vamos começar? Deixe um comentário com as suas ideias para que possamos trocar experiências sobre esse formato.