“O marketing é importante demais para ser entregue ao departamento de marketing.”
David Packard fundou a Hewlett-Packard junto com Bill Hewlett em 1939. A HP ganhou fama mundial e seu fundador também é conhecido pela frase acima, que serve como indicativo de que mais áreas da empresa precisam pensar em marketing.
A área de marketing deve ter uma visão esférica e se aliar com outros departamentos para entendimento claro das oportunidades. E isso vale inclusive para a turma de marketing digital – todos devem se preocupar com a visão global do negócio.
Para contar com resultados de qualidade, você precisa de um olhar voltado para a inovação e a capacidade de separar e mesclar ideias aparentemente sem relação alguma. Tem que entender as expectativas do seu público e do mercado. Por fim, inclui ter o time certo em seu departamento de marketing para executar suas ações.
O momento de contratar profissionais para essa área pode ser delicado porque envolve uma série de variáveis e exige um preparo robusto da sua parte. Afinal, não se limita apenas a selecionar pessoas baseando-se em graduações e certificações. É necessário saber como escolher aqueles que pensam de forma voltada à inovação.
Para ajudar você nessa missão, este post reúne as informações essenciais sobre como contratar para os principais cargos do departamento de marketing, quais características sinalizam um profissional de qualidade e como conduzir todo esse processo. Vamos começar?
Como identificar as melhores pessoas para o departamento de marketing?
Não dá para fazer tudo sozinho, então, o departamento de marketing requer diferentes tipos de profissionais para gerar resultados de qualidade para uma empresa. É a sua capacidade de contratar as pessoas certas que determinará o sucesso das suas iniciativas.
Por mais que existam diversos critérios subjetivos nesse processo, há também uma estrutura básica de traços e habilidades essenciais para cada atividade. Somente com um grupo qualificado e capaz de se completar será possível atingir seus objetivos.
Veja a seguir alguns dos principais cargos de departamento de marketing que as empresas possuem e quais características são importantes em cada caso:
Gerente de marketing
O planejamento e a execução de uma estratégia de marketing precisam de uma liderança qualificada. Se o gerente de marketing não conduzir essas demandas adequadamente, todo o potencial de resultados da empresa estará comprometido.
Como é desaconselhável microgerenciar cada aspecto do trabalho, o gerente de marketing também deve ter o talento de delegar, desenvolver as capacidades da equipe e administrar as entregas do departamento.
Atualmente, não é o suficiente contar com um gerente de marketing que somente pensa em marketing tradicional. Os meios online e offline estão integrados e requerem soluções igualmente eficazes. Isso envolve saber quais canais usar e como.
Como identificar um bom gerente de marketing:
- consegue se adaptar e ser um catalisador de mudanças
- sabe como transitar entre a estratégia e a execução
- possui grandes habilidades de negociação
- sabe detectar padrões
- entende que talvez precise criar novos padrões e processos do zero
- enxerga soluções dentro e fora do departamento de marketing
- possui habilidades emocionais bem desenvolvidas, valorizando pessoas e a diversidade humana
Analista de marketing
Tanto o meio online quanto o offline exigem do analista de marketing a capacidade de orientar os rumos que a estratégia deve seguir. É um profissional com facilidade para consumir o conteúdo certo e transformar essas referências em estratégias eficazes.
Ele precisa ser capaz de enxergar oportunidades em diversos aspectos da atuação da empresa, conseguindo encaixar essas ideias entre as suas demandas do dia a dia e entregar qualidade.
O analista de marketing tem um papel fundamental ao lidar com dados, já que cada vez mais os negócios se orientam a partir de um grande volume deles. Ele precisa saber captar as informações mais importantes e entender seu real significado.
Como identificar um bom analista de marketing:
- conhece tudo do que uma estratégia eficaz necessita
- sabe oferecer soluções estratégicas para as necessidades da empresa
- sabe colocar a mão na massa
- sabe desenvolver raciocínios que serão úteis para sua liderança e fornecedores
- consegue decifrar e lidar com um grande número de dados
- entende a importância de pensar em soluções que saiam de seu território
Analista de performance
Com toda a automação presente em um departamento de marketing atualizado, é altamente necessário contar com um profissional que conheça profundamente o funcionamento desses mecanismos e consiga garantir que entreguem os melhores resultados à marca.
O nome pode mudar dependendo da empresa ou das características da vaga. Em geral, concentra profissionais que lidam com a estratégia de campanhas de mídia e são especialistas em SEO/SEM. Também podem cuidar de esforços relacionados a automação de marketing ou desenvolvimento de formas de marketing inusitadas, ganhando o nome de growth hacking.
O profissional dessa área deve contar com um perfil analítico, capaz de detectar oportunidades nos indicadores de performance da empresa e do mercado. Precisa apontar os melhores canais que merecem investimento e as abordagens que devem ser adotadas em cada um deles – e claro, pensar em canais inexplorados e ainda sem a ocupação de concorrentes.
Como identificar um bom analista de performance:
- enxerga além dos números para traçar estratégias em múltiplos canais
- tem o pensamento de desenvolver novos canais
- altamente atualizado em relação a novidades e tendências
- tem facilidade para mapear a jornada do cliente e suas ações
- sabe detectar padrões e aproveitar esses insights na prática
- sabe quais ferramentas utilizar para obter o máximo de conversão
Designer
Com cada vez mais sobrecarga visual em sites, revistas, outdoors e vários outros canais, o designer é uma figura essencial para o seu departamento de marketing conseguir se comunicar adequadamente com seu público-alvo. E mais do isso, é o designer que projeta a experiência do consumidor em canais digitais ou mesmo físicos.
O meio digital multiplica consideravelmente o número de entregas possíveis pelo designer, que pode gerar imagens, vídeos, banners, newsletters, interfaces, GIFs animados e até games.
Para que seja possível ter sucesso em todos esses meios, o seu profissional de design precisa compreender muito bem o funcionamento de cada uma de suas ferramentas e enxergar soluções que integrem suas entregas ao restante da estratégia. Dominar tipografia, equilíbrio visual e UX/UI são características importantes.
Como identificar um bom designer:
- é capaz de apontar os rumos a serem tomados pela identidade da marca
- sabe como entregar a melhor solução visual para as necessidades da empresa
- tem rico conhecimento a respeito do aspecto técnico e prático da área
- enxerga a estratégia por trás da combinação entre imagem e texto
- sabe criar spin offs ao mesmo tempo em que respeita a linha guia da marca (brand books, brand bibles, manuais, etc.)
Community manager
A importância de gerenciar a presença da marca em meio às comunidades digitais é tão grande que requer a presença de um profissional dedicado a isso no departamento de marketing. Ele também é responsável por executar ações que engajam as pessoas.
Atualmente, se uma empresa não está presente nas redes sociais, é como se ela não existisse. Além disso, crises mal administradas nessas plataformas podem ser decisivas para manchar definitivamente a imagem de uma marca.
Aos olhos do público, o que é dito sobre uma marca é muito mais importante do que a mensagem de marketing oficial dela. O profissional de community management deve ser capaz de detectar tendências e administrar ações e crises nesse ambiente.
Como identificar um bom community manager (ou social media):
- sabe se comunicar com diferentes tipos de público
- consome naturalmente um grande volume de conteúdo digital
- sabe improvisar e contextualizar respostas para a audiência
- consegue determinar quais soluções utilizar para ativar seus canais digitais
- entende os resultados que devem ser entregues e em quais contextos
Redator ou Copywriter
Você provavelmente já ouviu a máxima de que “conteúdo é rei”. Ele realmente é, mas precisa de uma pessoa qualificada para administrar o grande volume de demanda desse material que o departamento de marketing requer.
O conteúdo é o meio adequado para impactar de forma eficaz e contínua o público que a sua empresa quer transformar em cliente. O profissional de redação de conteúdo não se limita a texto, já que ele precisa usar o formato ideal que cada situação pede.
Ou seja, ele pode escrever desde posts rápidos para redes sociais até e-books, roteiros para vídeos, manuais, posts de blog, entre outros. Além de lidar com cada um desses meios, ele também deve saber quais usar em cada caso.
Como identificar um bom redator de conteúdo:
- entende as necessidades da marca e do público que ela pretende atingir
- sabe os formatos adequados para entregar qualidade à audiência
- encontra oportunidades de conteúdo a partir de uma série de fontes diferentes
- compreende de que forma o conteúdo deve ser formatado e distribuído
Se você já teve experiências com outros tipos de times de marketing, deixe a seu ponto de vista nos comentário, assim complementaremos o artigo.
Como acertar nas contratações do departamento de marketing?
Agora que você já conhece as habilidades desejáveis para os principais profissionais de um departamento de marketing, o próximo passo é saber como selecionar essas pessoas. Para garantir os melhores resultados a você, nada de apressar esse momento.
Confira abaixo tudo o que você precisa fazer para trazer boas contratações para o seu departamento de marketing:
1. Defina o tipo de profissional que você está buscando
Por mais que, por exemplo, você esteja contratando um gerente de marketing, ainda assim é importante definir as características que ele deve ter para ocupar tal posto. Pode ser que você tenha necessidades específicas que precisam ser atendidas pelos candidatos e isso precisa ser o fio condutor de tudo.
O perfil do profissional ideal deve se encaixar à cultura da sua empresa e servir como um aliado para ajudá-la a alcançar seus objetivos. Se você não enxergar essa possibilidade, por mais qualificado que seja o candidato, vale a pena reconsiderar a contratação dele. Nesse momento, as soft skills e entender como o profissional pensa são fundamentais.
2. Implemente um processo organizado
Sem organização, nada vai para a frente, certo? Isso também se aplica à seleção dos candidatos para o seu departamento de marketing. Esse pipeline deve contar com etapas que refletem o que é importante para as necessidades de cada cargo e para o que a sua empresa precisa.
Aproveite as dicas desta seção para organizar o seu processo seletivo e garantir a contratação dos melhores profissionais para o seu departamento de marketing.
Independentemente de quantos passos a sua seleção possui, elas precisam ser hierarquizadas para que você consiga aproveitar o máximo de eficiência delas.
Lembre-se que um processo seletivo muito bem conduzido gera percepção de marca, um ativo fundamental no mix de marketing. Então começar bem é um grande passo para construir a confiança dos candidatos.
3. Faça quantas entrevistas forem necessárias
A entrevista é uma peça fundamental do processo seletivo, já que permite que você não só tenha um contato mais imediato com o candidato como também possibilita avaliar a postura dele diante de questões decisivas. Alguém pode ser muito qualificado no papel, mas não transmitir profissionalismo ou simplesmente trazer apenas a teoria para a mesa sem estar aliada à prática.
Uma conversa focada e aprofundada é essencial, especialmente porque estamos falando de um departamento de marketing. Um bom profissional dessa área sabe como vender uma marca e a si próprio para uma empresa, mas você precisa de garantias de que o “produto” que ele está vendendo realmente fará a entrega que espera.
4. Proponha testes
Com as exigências crescentes de um departamento de marketing, você não pode se esquecer de testar as competências dos candidatos levando em conta as atividades que iriam realizar no dia a dia. Por exemplo, se você está contratando um analista de performance, por que não convidá-lo a otimizar uma campanha hipotética?
Entender o raciocínio do candidato é essencial. O mercado atual é uma fábrica massiva de especialistas teóricos, mas não gera cases de sucesso. Saiba diferenciá-los.
Não é importante focar apenas se o candidato acertou ou errou. Em vez disso, analise o processo de resolução de problemas que ele empregou para solucionar o teste que você propôs. Conhecimento se aprende, mas uma postura voltada a soluções é algo construído pela visão de cada um.
Hora de começar
David Packard faleceu em 1996. Desde então, o departamento de marketing se transformou de forma radical, especialmente devido ao ambiente digital. Apesar disso, ainda vale a pena resgatar aquela frase bombástica dele como inspiração para levar os profissionais certos para a sua empresa.
Lembre-se de que o seu processo de seleção não deve ser imutável. Conforme você percebe necessidades a serem supridas, é importante aprimorá-lo continuamente. Dessa forma, você sempre contará com um modelo que atende às particularidades da sua empresa e do mercado onde ela está inserida.
Será desafiador, sim. Mas, também, recompensador se conduzido corretamente. Para os recrutadores e os candidatos, todo processo seletivo deve ser encarado como uma oportunidade imensa de aumentar a rede de relacionamentos e se conectar com pessoas e ideias interessantes.
Quanto melhores forem os profissionais de marketing de sua empresa, melhor será a entrega dos fornecedores, incluindo suas agências de marketing digital, seus parceiros de produção de conteúdo, entre outros.
Seu time de marketing está afinadíssimo? Então é a hora de buscar parceiros estratégicos. Qual o próximo desafio da sua área de marketing?