Saber o momento certo de pedir ajuda pode ser essencial para o seu sucesso. Será que a sua empresa está precisando de uma consultoria de marketing?
Essa solução é capaz de ajudar você a enxergar novas possibilidades para as suas estratégias e alavancar os seus resultados. Trazer alguém de fora para pensar a favor da sua marca é bastante valioso porque aproveita a experiência desse profissional e coloca a sua empresa em contato com as principais tendências e oportunidades da atualidade.
Neste artigo, você entenderá melhor qual é a proposta de uma consultoria de marketing e contará com as informações necessárias para ter certeza de que a sua empresa precisa desse tipo de solução. Aproveite!
Para que serve uma consultoria de marketing?
Diversas áreas dos negócios podem receber a ajuda de consultores e com o marketing não é diferente. Uma parte tão essencial para o funcionamento das empresas pode aproveitar uma série de vantagens ao contar com essa solução e encurtar seu caminho até seus objetivos. Será algo decisivo para acertar em suas escolhas e eliminar o que não está dando certo.
Uma consultoria de marketing geralmente envolve ter contato com um profissional experiente que é capaz de oferecer as orientações que a sua marca está precisando para atingir seus objetivos. A partir das metas definidas, o consultor leva em consideração as ferramentas que você tem à disposição e ajuda sua equipe a elaborar e executar uma estratégia.
É importante ressaltar que uma consultoria de marketing é bastante diferente de contratar uma agência. A primeira costuma ser um envolvimento com data de início e fim bem definidas e seu maior atrativo é contar com a vivência e experiência de um profissional qualificado. Já no segundo caso, o atrativo está em contar com uma equipe completa de especialistas em um contato mais a longo prazo.
Quais os sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria de marketing?
Uma consultoria de marketing pode trazer uma série de benefícios para a sua marca, indo desde ajustar o que não está dando certo e apontar suas estratégias no rumo adequado. É natural não ter total certeza de que você precisa desse tipo de solução, já que é necessário considerar uma série de fatores. Para facilitar, você pode ficar de olho em alguns sinais que denunciam a necessidade desse tipo de ajuda em sua atuação.
Conheça a seguir os 5 principais sinais de que você está precisando de uma consultoria de marketing para a sua empresa:
1. Você não tem metas concretas
Trabalhar sem objetivos bem definidos é uma receita para falta de foco. Se você desenvolve as suas ações com expectativas a curtíssimo prazo e não tem um caminho bem definido para o desenvolvimento da sua marca, então sua empresa está precisando urgentemente da orientação que uma consultoria de marketing pode oferecer.
Toda iniciativa implementada em sua estratégia deve ter objetivos claros, senão você nunca terá certeza de que está tendo sucesso ou saindo do caminho onde deveria estar. Não basta pensar em termos de “vender mais”, mas sim em se concentrar em “aumentar as vendas em X% em Y meses”. Viu só como fica mais nítido?
2. O mercado evolui e você não
Você já teve a sensação de que a sua empresa é a única do seu segmento que não consegue crescer juntamente aos concorrentes? Esse pode ser um forte sinal de que você necessita de uma consultoria de marketing. A principal contribuição dela nesse sentido será apontar o que precisa ser ajustado na sua abordagem, já que algo certamente não está funcionando.
A consultoria de marketing não se limita a olhar apenas o que acontece dentro da sua empresa, concentrando-se também no cenário em que ela está inserida. São considerados os posicionamentos dos seus concorrentes e o histórico da atuação deles para que a sua marca conte com a estratégia certa para reverter esse quadro.
3. Seus canais de marketing estão abandonados
A sua empresa precisa usar os canais de marketing corretos para se comunicar com o público que pretende atingir. Se eles estão abandonados ou não possuem uma estratégia robusta para potencializar seus resultados, então pode ser que você esteja necessitando da ajuda de uma consultoria de marketing para ajustar essa situação.
O papel da consultoria de marketing é analisar quais ferramentas você possui e apontar os melhores caminhos a serem seguidos em cada uma delas. Lembre-se que ter canais abandonados transmite uma imagem negativa ao seu público, que passa a enxergar a sua empresa como desleixada.
4. É difícil aproveitar os talentos da sua equipe
Trabalhar com marketing exige que você tenha um time capaz de realizar com excelência as tarefas designadas a ele. Uma parte essencial disso envolve delegar adequadamente cada parte do trabalho de forma que os talentos individuais se somem. Uma consultoria de marketing também é capaz de olhar para dentro e ajudar você a aproveitar melhor os seus profissionais.
Pode ser que você tenha alguém com habilidades que podem oferecer um impulso considerável aos seus resultados, mas não está em contato com atividades que usem esses conhecimentos. Além de pensar nas melhores estratégias de marketing para a sua empresa, você também precisa administrar adequadamente o seu time.
5. Seu público-alvo é uma incógnita
Você acha ótimo tentar impactar o máximo de público possível, não importa qual ele seja? Então, é necessário rever urgentemente esse posicionamento, já que ele não ajudará a sua marca a prosperar. A orientação de uma consultoria de marketing ajudará você a enxergar que se concentrar nos segmentos certos é muito mais vantajoso e eficaz.
Conhecer quem é a sua audiência nos mínimos detalhes é essencial para o seu sucesso. Uma consultoria de marketing poderá guiar a sua equipe para captar as informações corretas do seu público-alvo para que as suas campanhas sejam mais assertivas.
Já tomou a sua decisão?
Se você reconheceu a sua situação em alguns ou todos os sinais acima, então está na hora de considerar seriamente uma consultoria de marketing para a sua empresa. Isso serve para apontar os caminhos a serem seguidos e se encaixa perfeitamente aos objetivos e a identidade da sua empresa. É uma solução pensada especialmente para sua marca.
Lembre-se de que o mercado não vai esperar por você e ficará progressivamente mais difícil se destacar em um meio competitivo. Deixe de desperdiçar seus recursos e comece a trabalhar a favor de uma estratégia robusta que é capaz de gerar os resultados de que você necessita. Conte com a ajuda de uma consultoria de marketing para enxergar as oportunidades que você esteve ignorando até agora e aproveite os benefícios.