Facebook, Instagram, LinkedIn, Snapchat, Twitter, Pinterest, Google+… A cada dia que passa, as opções de redes sociais aumentam. Algumas são parecidas, outras bem diferentes. Só que um elemento une todas: são grandes oportunidades para as empresas alcançarem mais visibilidade.

Só que isso não é uma questão de criar diversos perfis e páginas para a sua empresa e mantê-los lá, abandonados. Isso acaba depondo contra a seriedade do seu negócio e não vai trazer bons resultados. Em vez de tentar garantir presença em todas, concentre os seus esforços naquelas que realmente possuem identificação com a sua proposta de negócios.

Está na hora de rever a sua estratégia de redes sociais. Veja como escolher as melhores para inserir a sua empresa:

1. Considere seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer etapa do seu planejamento de marketing, é necessário ter um bom conhecimento a respeito do perfil do seu público-alvo. Isso significa levantar qual é o cotidiano dessas pessoas, o que fazem no dia a dia, quais meios utilizam para acessar a internet e, claro, quais redes sociais preferem. Não faz sentido inserir a sua empresa em uma plataforma onde a sua audiência não está, portanto pesquise bem essas informações.

2. Veja as opções de cada uma

Cada rede social é diferente uma da outra. O Facebook, por exemplo, oferece opções de publicação diferentes daquelas que são possíveis no Instagram e no Twitter. Antes de tomar a sua decisão sobre quais redes sociais escolher para sua empresa, observe os atrativos de cada plataforma. Veja quais são capazes de suprir as suas necessidades e se encaixam no perfil do público.

Painel descritivo com as características de cada rede social: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e LinkedIn

3. Use uma boa estratégia de conteúdo

As redes sociais se movimentam a partir da publicação de conteúdo interessante, que incentiva interações e aumenta a exposição da sua marca. Portanto, você precisa desenvolver um planejamento de conteúdo que consiga conquistar tudo isso ao mesmo tempo em que aproveita as particularidades positivas da plataforma. O seu conteúdo deve ser desenvolvido especialmente para aquela rede social, encaixando perfeitamente na proposta dela.

4. Observe os resultados obtidos

A maioria das redes sociais da atualidade conta com uma seção voltada para a mensuração e apresentação de métricas de performance. Assim, você consegue saber mais sobre o sucesso (ou o fracasso) do seu conteúdo, informações valiosas para detectar tendências e melhorar cada vez mais a sua estratégia. Se você perceber que a escolha de redes sociais não foi acertada, vale a pena fazer um ajuste para experimentar outras possibilidades.

Aproveite para conferir um vídeo do TIP exatamente sobre esse assunto:

As redes sociais são apenas parte do seu digital branding. Saiba mais sobre esse conceito e de que forma ele pode trazer diversos benefícios para a imagem da sua marca na internet (e fora dela).