O marketing de relacionamento envolve planejar e executar as ações corretas para manter um bom relacionamento com o público da sua empresa. Envolve garantir que os canais de comunicação funcionem bem e que as ações corretas sejam conduzidas para que as pessoas tenham um contato positivo com a sua marca.
Essa tendência surge como uma alternativa valiosa para as empresas encontrarem formas de se aproximarem de forma significativa do público conforme a concorrência aumenta cada vez mais. Os clientes têm diversas opções para escolher, então você precisa dos recursos certos para se destacar.
Trata-se de algo que se tornou necessário devido à força que as plataformas digitais oferecem às interações com o público como também da expectativa dessas pessoas de terem contatos mais significativos com as empresas.
O que é marketing de relacionamento?
O objetivo principal do marketing de relacionamento é ajudar a empresa a criar laços significativos com seu público, clientes ou não. São empregados diversos canais diferentes para solidificar essa aproximação e uma abordagem que consiga gerar identificação nessas pessoas.
O marketing de relacionamento é uma poderosa ferramenta para potencializar a fidelização dos seus clientes. Se tudo o que basta para a sua empresa perder um cliente é surgir um concorrente com uma solução mais barata, você tem muito a ganhar ao contar com uma estratégia desse tipo.
Existem diversas formas de implementar estratégias focadas no relacionamento com o cliente. Um caminho envolve o aprimoramento dos seus canais de atendimento, para que sejam capazes de sempre oferecer as melhores soluções para os contatos do público. Outra possibilidade é a adoção de um programa de fidelidade, feito para proporcionar experiências de qualidade aos clientes e fidelizá-los.
O marketing de relacionamento se sustenta sobre os seguintes pilares:
- Uso dos canais corretos: a evolução tecnológica permitiu que diversos novos canais de atendimento surgissem, mas você somente terá bons resultados com eles ao utilizá-los adequadamente.
- Implementação de processos: uma das formas mais eficazes de garantir qualidade nos contatos que o público tem com a sua empresa é contar com processos produtivos que ajudam a evitar erros e proporcionam sempre as soluções adequadas.
- Captação de dados: o quanto mais você sabe a respeito do seu público, melhor conseguirá personalizar o seu atendimento e implementar o marketing de relacionamento.
Como qualquer outro tipo de iniciativa de marketing, requer um planejamento robusto da sua parte. É essencial considerar o perfil de público que está sendo buscado e os meios que você tem à disposição para impactá-lo positivamente.
Como implantar o marketing de relacionamento?
Ótimo, você tomou a decisão certa ao optar pela implantação do marketing de relacionamento na sua estratégia. Não se preocupe, já que não é algo difícil ou complexo de fazer. O ponto mais importante é sempre proporcionar uma experiência positiva ao público ao interagir com ele, oferecendo cada vez mais oportunidades para isso.
Veja a seguir algumas formas certeiras de implantar o marketing de relacionamento em sua empresa:
Conheça seu público
Para elaborar estratégias eficazes para impactar o seu público, você precisa conhecer as motivações e necessidades dele. Além de ajudar você a identificar qual tom e canais de comunicação usar, também permite se antecipar em relação a possíveis problemas e ter soluções prontas para eles.
Melhore seus canais de comunicação
A eficácia do marketing de relacionamento depende muito da qualidade dos canais de comunicação que você utiliza para interagir com seu público. Evite colocar barreiras nesse processo e ofereça um bom número de opções para essas pessoas utilizarem, indo desde redes sociais até chat online.
Atenda com qualidade
Além de utilizar os canais de atendimento certos, você também precisa se certificar de que a sua equipe está atuando corretamente neles. Isso significa muni-la com as ferramentas e informações que precisa para resolver os problemas trazidos pelo público e saber como interagir adequadamente com ele.
Personalize a experiência
Como uma parte importante do marketing de relacionamento se refere a proporcionar experiências de qualidade aos seus clientes, você precisa se preocupar em personalizá-la o máximo possível. Leve em conta as diferentes fatias de audiência que você tem e direcione ações específicas para cada um deles. Personalize também o seu atendimento ao manter um histórico dos contatos anteriores do seu público e use essas informações a seu favor.
Receba e aproveite feedbacks
Para garantir bons resultados com o marketing de relacionamento, você precisa estar constantemente recebendo feedbacks e atuando junto aos pontos trazidos por eles. Certifique-se de contar com os canais adequados para isso e incentivar o seu público a enviar suas impressões de maneira fácil e sem barreiras.
Quais os próximos passos?
Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e conhece as principais formas de implantar essa ideia em sua empresa, está na hora de começar a planejar as suas ações e colocá-las em prática. Lembre-se de que todos esses esforços devem ser contínuos, ou seja, precisam sempre estar evoluindo conforme novas tendências surgem e você aprende mais sobre seu público.