Está difícil obter resultados de qualidade com as suas ações? Fica a impressão de que todos os seus esforços não geram vendas ou fidelizam clientes? Pode estar na hora de uma mudança radical na forma como você planeja e executa as suas estratégias. Você precisa pensar em marketing de resultados.
Pode parecer algo redundante ou um conceito que nem precisaria existir. Afinal, não é toda estratégia de marketing que deve gerar resultados? Até é, mas esse pensamento ajuda a colocar as prioridades nos lugares certos. Trabalhar dessa forma é algo que tem um funcionamento direcionado à geração de retornos, bastando seguir cada passo necessário.
Quer saber mais sobre isso? Então veja a seguir como implementar uma estratégia de marketing de resultados em sua empresa:
1. Defina objetivos concretos e alcançáveis
O que a sua marca pretende conquistar com o ambiente digital? Nem pense em começar a sua estratégia sem que esse detalhe esteja definido. Lembre-se também de contar com um indicador que resuma esse objetivo de forma concreta, que é o seu KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho).
Além disso, certifique-se de que essas metas sejam realmente alcançáveis. Ter objetivos muito ousados pode passar a impressão de que prepara o terreno para grandes evoluções, mas pode ter efeito contrário e comprometer toda a sua atuação.
2. Use ferramentas de automação de marketing
Como o foco do marketing de resultados está em aproximar a sua empresa das metas dela, é recomendado contar com soluções que otimizem seus retornos com o máximo de produtividade. A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua marca, bastando saber como utilizá-la.
Esse é o caso da maioria das ferramentas de automação de marketing, como uma plataforma de disparo de e-mails que faz isso baseando-se em critérios de comportamento do público. É algo impensável de fazer manualmente que pode gerar excelentes resultados se implementada em sua estratégia.
3. Alinhe o marketing com o time de vendas
O objetivo de todo mundo é trazer clientes e valorizar o nome da empresa, certo? Então, esses setores precisam trabalhar em conjunto. Isso envolve compartilhar metas e resultados para que todos caminhem na mesma direção até os objetivos da marca.
Também é essencial que ambas as partes tenham pleno entendimento de qual é o público buscado e a melhor abordagem para as peças de marketing veiculadas. Tudo isso deve estar alinhado com a estratégia comercial da empresa. Nós já falamos sobre marketing de vendas aqui no blog neste artigo.
4. Utilize os canais de marketing adequados
As suas peças e ações têm que gerar total identificação junto ao perfil do seu público. A sua empresa precisa atuar onde ele está, além de utilizar segmentações que consigam atingir pessoas com os interesses e as características com mais chances de converterem em clientes.
Isso também envolve escolher os variantes de cada canal que mais se encaixam nos seus objetivos. Por exemplo, será que o Google Ads é a escolha correta para a sua estratégia? Ou é melhor seguir com o Facebook Ads?
5. Monitore seus resultados em tempo real
Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de acompanhar seus resultados durante o curso das suas campanhas. Trata-se de uma peça fundamental para o funcionamento do marketing de resultados, já que as variações das suas métricas requerem atenção e reações estratégicas.
Fique de olho nos seus KPIs e na forma como evoluem ao longo da campanha. Caso perceba necessidade, faça os ajustes necessários para manter a estratégia no curso previsto.
Nenhum esforço estratégico da sua marca pode ser iniciado sem que tenha uma direção clara e aproxime a sua empresa dos objetivos dela. Uma abordagem focada em marketing de resultados não só otimizará seus retornos como também utilizará os seus recursos de maneira mais inteligente. Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, é preciso aprimorar cada aspecto do seu planejamento e execução. Vamos começar?