Desenvolver aquela estratégia que se encaixa 100% no que o seu público deseja é algo difícil de imaginar? Parece mágica ou pura sorte? Não é bem assim. Você sabe o que é persona?
Ao implementar esse conceito no marketing da sua empresa, você passará a contar com um método infalível para sempre criar conteúdo que gera identificação no seu público-alvo. Não basta apenas pensar em propostas para “mulheres de 18 a 24 anos” e sim em começar a planejar material para a Luiza, que tem 20 anos e concilia os estudos com o estágio em Administração.
Parece um conceito ainda meio nebuloso? Então acompanhe o resto do artigo para entender melhor o que é persona e os principais motivos para implementar essa ideia na estratégia de marketing da sua marca.
O que é persona?
Uma persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, aquele que realmente iria se interessar pelos seus produtos e comprá-los. Apesar de ser alguém que não existe, precisa ser baseado em dados concretos do seu público-alvo para representar com fidelidade essas pessoas.
Pois é, você não deve deixar esse trabalho a cargo de suposições. Por mais que seja algo muito semelhante a criar um personagem para uma história, o desenvolvimento da persona precisa ter relação com o público que sua marca pretende atingir.
Por que usar personas na estratégia de marketing da empresa?
Permite uma produção de conteúdo mais assertiva
Para que você tenha sucesso em suas iniciativas, tudo o que é produzido precisa gerar identificação junto ao seu público. Ao trabalhar com uma persona, você conhecerá exatamente quais são as necessidades dessa pessoa, portanto, conseguirá criar algo que agregue valor a ela.
Facilita a criação de novos produtos
Implementar personas na sua marca não precisa ser algo restrito ao marketing. Esse conceito pode ajudar muito no desenvolvimento de novos produtos e ações de outros departamentos da empresa. É uma ideia bastante valiosa que pode tornar toda e qualquer entrega mais estratégica.
Corrobora suas decisões
Nem sempre é fácil justificar certas escolhas para a diretoria, não é? A boa notícia é que, ao utilizar personas, você contará com todos os argumentos que precisa para as decisões tomadas. Se ficar alguma dúvida em relação a determinada abordagem, as características da persona servirão como argumento.
Ajuda a qualificar o público
Tendo ideia das necessidades da sua persona, fica muito mais fácil de criar conteúdo que gere identificação junto a ela e, gradualmente, qualificá-la cada vez mais para se tornar um cliente. Sem esse recurso, é como se o seu público ficasse estagnado, sem a possibilidade de evoluir ao longo do funil de vendas.
Agora que você já sabe o que é persona e as razões para implementar esse conceito na sua marca, está na hora de começar a planejar a sua. O primeiro passo é buscar dados concretos para se basear e desenvolver uma persona que realmente represente a parcela da audiência que você pretende atingir. Depois, chega o momento de incluí-la no seu planejamento, condicionando todas as suas decisões ao perfil dela.
A criação de persona é uma parte essencial de uma estratégia de Inbound Marketing.