A área de SEO está em constante evolução, com novidades podendo surgir todos os dias. Se você não tem o costuma de acompanhar essas transformações, arrisca ter o seu conteúdo prejudicado pelas mudanças no algoritmo do Google. Um exemplo disso é a recente popularização de um novo formato de buscas dele: a pesquisa por voz.
Acessível principalmente de smartphones, a pesquisa por voz permite que o usuário faça uma busca no Google apenas ao falar ao microfone do dispositivo. Pode parecer que nada muda no seu trabalho de SEO, mas essa nova possibilidade causa alguns impactos na sua atuação e precisa ser prevista no seu planejamento.
Uma estratégia robusta de SEO é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado na internet. Não adianta nada dedicar tempo e energia para criar o melhor material se ele não atrai visitantes que podem se tornar clientes. Além de garantir que as suas páginas estejam otimizadas, você também precisa ficar de olho nas atualizações do algoritmo do Google.
Como funciona a pesquisa por voz do Google?
O Google é o maior site de buscas do mundo e se mantém nesse patamar porque está sempre implementando novas funcionalidades que ajudam os usuários a chegar até o conteúdo que estão procurando. Conforme seu algoritmo se torna cada vez mais sofisticado, aumenta a capacidade dele de entender o contexto e a intenção de cada pesquisa.
A pesquisa por voz do Google está presente na maioria dos smartphones e computadores equipados com microfones. Basta clicar no botão correspondente e falar que o sistema do buscador é capaz de compreender o que é dito e fazer a pesquisa. Assistentes pessoais eletrônicos, como Siri e Alexa, também utilizam um sistema de pesquisa por voz para oferecer as informações requisitadas.
Pode parecer que esse novo recurso não causa impacto algum na sua estratégia de SEO, mas isso é um engano. Pense bem: nós usamos palavras diferentes ao digitar uma busca (“lojas de sapatos em Santos”) e ao dizê-la (“onde comprar sapatos por aqui?”). É necessário ajustar o seu conteúdo para prever o tipo de discurso usado pelo usuário de pesquisa por voz, senão é capaz de você perder posições no ranking devido a isso.
Como adaptar sua estratégia de SEO para a pesquisa por voz?
Foco em perguntas
Já percebeu que as pessoas têm a tendência de fazer mais perguntas ao usar a pesquisa por voz em relação à busca digitada? Você precisa levar esse elemento em consideração ao adequar o seu conteúdo. Certifique-se de contar com títulos em formato de questionamentos ou que são capazes de respondê-los.
O algoritmo do Google é inteligente o suficiente para entender o contexto de uma questão e apontar o material certo para ela, mas você pode facilitar esse processo ao usar termos equivalentes em seus posts.
Use o Google Meu Negócio
Por serem dispositivos móveis, os smartphones são muito usados para buscar estabelecimentos físicos. A pesquisa por voz é uma grande aliada nessa hora e você pode contar com um sistema do próprio Google para manter um cadastro correto da sua empresa.
Para isso, basta inserir as suas informações no Google Meu Negócio que elas estarão disponíveis de maneira otimizada para quem procurar por termos relacionados usando qualquer método.
Otimize para os featured snippets
Quando alguém faz uma pesquisa por voz no celular, há grandes chances de preferir resolver as suas dúvidas sem precisar abrir site algum. Os featured snippets são trechos de resultados que aparecem no Google para solucionar as principais questões feitas.
Para aproveitar esse recurso, experimente usar uma redação que seja facilmente transformada em resumo. Tenha introduções claras que expliquem o tema e sejam convidativas.
Quais os próximos passos?
Agora que você já conhece as particularidades da pesquisa por voz do Google e de que forma ela pode impactar a sua estratégia de SEO, está na hora de iniciar o seu planejamento. Considere os benefícios que esse recurso pode trazer para a visibilidade dos seus materiais e analise a otimização de cada um deles para não se surpreender com uma penalidade. Além disso, continue de olho nas atualizações do Google, já que cada novidade pode mudar a sua maneira de trabalhar.