Já se perguntou sobre quais são as redes sociais mais usadas atualmente? Saber a audiência de cada um desses canais de marketing é essencial para construir uma estratégia capaz de impactar quem tem perfil para se tornar seu cliente.
O volume de usuários de uma plataforma não é necessariamente decisivo para você escolher quais utilizar em suas campanhas. Apesar disso, ter ideia dessa base é fundamental para compreender a relevância e importância delas no contexto mundial e no Brasil. Você provavelmente não quer incluir a sua marca em um espaço irrelevante, certo?
As redes sociais mais usadas do mundo
Estar por dentro de tudo o que acontece no cenário do marketing de redes sociais no mundo é essencial para traçar as melhores estratégias e antecipar tendências que sejam vantajosas para os seus objetivos.
Veja a seguir um ranking atualizado sobre as redes sociais mais usadas no mundo:
1. Facebook
O Facebook é a rede social que mais acumula usuários em todo o mundo. Já são mais de 2,2 bilhões de pessoas utilizando suas funcionalidades no dia a dia e o número não para de crescer.
A princípio, esse volume de audiência faz com que seja uma alternativa óbvia para incluir em sua estratégia de marketing. No entanto, é preciso ter cautela: o Facebook somente ajudará a trazer bons resultados para você se a sua empresa souber utilizar esse público gigantesco a seu favor. Ou seja, é necessário segmentar corretamente suas campanhas de mídia no Facebook para atingir exatamente quem tem perfil para se tornar seu cliente.
2. YouTube
O YouTube tem cerca de 1,9 bilhão de usuários ativos atualmente, tornando-o a segunda rede social mais usada do mundo.
Isso mostra não só a força dessa plataforma especificamente como também do meio do vídeo na internet. Dependendo dos seus objetivos e do perfil da sua audiência, pode ser muito mais vantajoso investir em conteúdo audiovisual em vez dos demais.
3. Instagram
O Instagram cresceu bastante desde a época em que era apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos para iPhones. Hoje, já bateu 1 bilhão de usuários no mundo. Com a introdução do formato Instagram Stories, surgiu uma nova possibilidade de publicação de conteúdo para as pessoas e empresas aproveitarem. Além de oferecer um método inédito para engajar o público, é capaz de aumentar a exposição da sua marca.
4. Twitter
O Twitter acumula em todo o mundo um total de 336 milhões de usuários ativos. O famoso microblog permanece relevante quando o assunto é acessar conteúdo em tempo real e interatividade.
5. Reddit
Não há muita aderência ao Reddit no Brasil, mas no mundo ele é a quinta rede social mais usada. Tem um total de 330 milhões de usuários, um pouco menos do que o Twitter. Com diversas comunidades focadas em múltiplos assuntos, também oferece oportunidades às marcas para interagirem com um público de alto engajamento.
As redes sociais mais usadas do Brasil
A sua estratégia de marketing nas redes sociais pode não surtir os efeitos esperados se você se basear apenas na audiência mundial. Afinal, o Brasil tem preferências bem particulares em relação a certas plataformas, fazendo com que o ranking seja um pouco diferente.
Abaixo, separamos as redes sociais mais usadas no Brasil:
1. Facebook
O Facebook é a rede social mais popular no mundo e no Brasil, também. Cerca de 130 milhões de usuários do Facebook são brasileiros. O Brasil é o terceiro país nesse ranking, ficando atrás apenas dos EUA e da Índia.
Por também ser a rede social mais usada no mundo, o Facebook pode contribuir bastante para os seus resultados de marketing. No entanto, isso não impede que o centro da sua estratégia esteja em outra plataforma. É uma forma de atingir em cheio uma audiência mais segmentada que tenha maior identificação com o seu conteúdo e marca.
2. WhatsApp
Sim, o WhatsApp pode ser considerado uma rede social. E é uma plataforma de grande aderência no Brasil, contabilizando aproximadamente 120 milhões de usuários no país.
Incluir o WhatsApp em sua estratégia de marketing pode ser essencial como instrumento de comunicação com seu público. Descubra os interesses dele e agregue valor à sua proposta para gerar identificação. Tome cuidado para não ter uma abordagem invasiva, já que isso pode gerar rejeição.
3. YouTube
Atualmente, existem cerca de 98 milhões de usuários brasileiros no YouTube. Isso faz com que seja mais que uma plataforma de vídeos e se torne uma verdadeira comunidade para agregar conteúdo e interações com o público.
Para contar com bons resultados nesse sentido, é importante entender o que é popular no Brasil e dentro do segmento que você está atuando. Por ser uma plataforma grande e vasta, tem diversos micro-influenciadores que podem ser relevantes para as suas ações.
4. Instagram
O Instagram acumula atualmente cerca de 63 milhões de usuários brasileiros. Ele caiu no gosto popular, sendo a rede social preferida de 47% dos entrevistados do Social Media Trends 2018.
Assim como ocorreu no resto do mundo, o Instagram ganhou um impulso de engajamento com a introdução do Instagram Stories. Ao lançar o IGTV, apostou em mais um formato de publicação para manter o público imerso na plataforma.
5. Twitter
No Brasil, o Twitter em 30 milhões de usuários ativos, o que é uma fração das plataformas que estão no topo do ranking. No entanto, ainda é usada pelas marcas principalmente para emplacar hashtags promocionais e divulgar conteúdo em tempo real.
Agora que você conhece as redes sociais mais usadas da atualidade, está na hora de dar continuidade ao seu planejamento de marketing. Use essas informações ao considerar quais canais de marketing utilizar para atingir potenciais clientes.
Lembre-se sempre da importância de buscar um público que tenha identificação com a sua marca e posicionamento, como alternativa a simplesmente escolher a plataforma com maior audiência. É muito mais valioso gerar valor dessa forma em vez de tentar impactar uma audiência muito vasta que terá uma proporção menor de interessados.