Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a variedade de canais de comunicação que ele oferece às marcas. Combinações diversas desses meios podem gerar estratégias incríveis que conseguem impactar seu público de forma positiva e fortalecer o nome da sua empresa.
E é aí que está o ponto mais importante: saber utilizar as forças dos canais que fazem mais sentido para os objetivos e características da sua marca.
Mas, como fazer isso?
A seguir, temos alguns dos meios de marketing mais comuns na internet:
- O Facebook é a rede social mais popular do mundo, contando com 1 bilhão de usuários ativos diariamente.
- O Twitter possui um foco no real time muito vantajoso para a interação com o público e o acompanhamento de hashtag.
- O blog post é um tipo de conteúdo que pode gerar acessos constantes, tanto a partir de uma boa otimização para sites de buscas como também a partir de chamadas em outros canais de marketing.
- O e-mail marketing é capaz de entregar 6 vezes mais conversão que os outros meios (quem disse que o e-mail morreu?) e possui alta penetração em todo o mundo.
Observe essa lista e leve em consideração as características do seu público. Quais plataformas ele costuma frequentar? Hoje em dia, tanto pela relevância como pelas expectativas das pessoas, ter uma presença no Facebook é considerado essencial. É algo equivalente a ter um site na internet. No entanto, você não vai parar por aí.
Todo planejamento de marketing deve levar em conta as características e preferências do público-alvo. O que essas pessoas fazem, dizem e consomem? Apesar de o Facebook ser considerado essencial para boa parte dos negócios, há chances de ele não agregar valor à sua estratégia. E agora? Para ter certeza, você precisa analisar profundamente o perfil da sua audiência.
Saiba como combinar seus canais digitais
O marketing digital conta com diversos canais repletos de possibilidades para quem quer atuar com foco em resultados. Só que, para escolher os mais adequados, é preciso realizar um planejamento robusto pensando no público-alvo da sua empresa e o tipo de conteúdo a ser distribuído.
Nenhum estudo de marketing deve ser feito sem antes uma análise apurada do público-alvo: seus interesses, desejos, dores e traços característicos. Além disso, claro, nunca se deve escolher apenas um: é a força coletiva destes meios que vai trazer sucesso para a sua estratégia.
Analise a proposta da sua empresa e o perfil do seu público. Perceba quais são as suas principais necessidades e leve em consideração tudo o que estes canais digitais podem oferecer de benefício para a sua estratégia. Estes esforços somente devem ser empregados se realmente fizer sentido para a sua proposta.
Lembre-se que este cenário está sempre em transformação, então é muito importante ficar de olho nas últimas tendências do marketing digital para ser logo apresentado a um novo integrante que pode fazer maravilhas pelo seu planejamento.
Como escolher os melhores canais digitais para sua marca?
Imagine um exemplo típico do seu público-alvo e lhe dê um nome. Depois, comece a pensar em como é um dia típico dessa pessoa. Quais sites ela costuma acessar? Quais redes sociais confere regularmente no celular? Que tipos de programas de TV assiste? Sobre quais assuntos gosta de conversar com as pessoas?
Agora, analise as opções de canais digitais que você possui à sua disposição. Se o seu público passa o dia inteiro no Facebook, é claro que esta rede social precisa estar no seu mapa. Como quase todo mundo possui e acessa e-mail, impactar a audiência por este canal também pode ser o caminho a seguir.
Nunca se limite a emprestar táticas de outras empresas sem antes considerar as particularidades do seu negócio. O que dá certo para uma pode dar errado para você. É somente ao apostar nos canais adequados para as suas particularidades que o sucesso virá.
Agora é a hora de começar! Analise o que cada canal digital pode oferecer e adapte tudo à proposta do seu planejamento de marketing. Agora que você já está pronto para começar, veja quais passos seguir para implementar tudo isso e obter sucesso.