O Facebook possui a maior audiência entre as redes sociais da atualidade, já tendo ultrapassado 2 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, esse indicador já passou da marca dos 130 milhões. Dá para ver o quanto essa plataforma pode oferecer uma audiência considerável para as suas campanhas de marketing, não é? A melhor ferramenta para ajudar nisso é o Facebook Ads.
Utilizando a ferramenta de anúncios do Facebook, é possível criar uma publicidade do jeito que a sua marca precisa e impactar os segmentos de audiência mais adequados para os seus objetivos. Afinal, com tantos usuários em sua base, o Facebook é capaz de alcançar grupos altamente específicos de público para você ter mais chances de converter clientes.
Para que as suas campanhas tenham bons resultados, você precisa utilizar os formatos de anúncios corretos para os objetivos da sua empresa. Um dos maiores benefícios do Facebook Ads é oferecer diversos meios diferentes para promover sua marca, então você tem que escolher bem.
Conheça a seguir os principais formatos de anúncios que você pode veicular pelo Facebook Ads para ajudar na sua decisão:
Curtidas na página
Se você quer aumentar a audiência da sua página no Facebook, pode usar o gerenciador de anúncios para iniciar uma campanha focada nisso. Pelo painel, você consegue acompanhar a evolução do crescimento obtido a partir do anúncio (para não confundir com o aumento orgânico).
Ao trabalhar com esse formato, é importante desenvolver uma redação realmente persuasiva para que o seu público perceba valor em curtir a sua página. Crie uma publicidade que traga a sua identidade visual e, se possível, uma amostra do seu conteúdo.
Post patrocinado
Um dos formatos de anúncios mais lembrados do Facebook Ads, o post patrocinado é simplesmente uma publicação que tem o seu alcance impulsionado a partir da segmentação da plataforma. Pode adotar os vários formatos que um post convencional possui, indo desde o texto puro até imagens ou vídeos.
Você poderá criar o seu anúncio diretamente pelo gerenciador ou patrocinar um post que já foi publicado organicamente. Lembre-se de que, no primeiro caso, a publicação não aparecerá em sua página e é indicado para segmentações mais estratégicas.
Evento patrocinado
Quer bombar um evento da sua empresa? O Facebook Ads possui uma categoria dedicada a esse tipo de conteúdo. Além de aparecer no feed de notícias, o seu evento patrocinado também poderá surgir como sugestão no meio da agenda do público quando estiver usando o Facebook.
O foco primário desse tipo de anúncio é a obtenção de inscrições no evento. Esse é o indicador de sucesso que será usado para monitorar a campanha, então não estranhe se o número de curtidas, comentários ou demais interações semelhantes não seja tão alto o quanto esperado.
Captação de leads
O Facebook pode ser um grande aliado da captação de leads da sua empresa, basta contar com a ajuda da campanha de anúncios certa. Um dos formatos que você pode explorar exibe um formulário personalizado para o seu público, contendo todos os dados que você deseja obter. Assim como em qualquer outro anúncio, é possível segmentá-lo para o perfil exato de pessoa que você precisa.
Durante o curso da campanha e após o final dela, você poderá baixar uma planilha com todos os dados captados para dar continuidade à sua estratégia. Ou seja, é um jeito de usar a força da segmentação do Facebook para construir uma base qualificada de leads.
Oferta patrocinada
Se o seu objetivo é vender um produto ou serviço diretamente, o Facebook Ads ajuda a sua página a se transformar em um verdadeiro e-commerce. Basta veicular um anúncio do tipo oferta patrocinada para direcionar todo o foco à compra, com um monitoramento detalhado dos seus resultados de conversão.
Você pode configurar o anúncio para trazer todas as informações mais relevantes sobre o seu produto, como nome, preço e uma descrição. O seu público terá um grande incentivo para fechar negócio, que é poder fazer tudo diretamente pelo Facebook sem precisar de passos extras.
O Facebook Ads tem tudo para ser uma das principais ferramentas da sua estratégia de marketing. Basta desenvolver uma estratégia condicionada aos seus objetivos e ao perfil da audiência que você pretende atingir, além de ficar de olho em seus resultados para sempre detectar oportunidades de melhoria. Comece o quanto antes para aproveitar os benefícios.