Tudo que nos aproxima do paciente e de sua linguagem é uma arma importantíssima para o nosso trabalho. O game veio para que o paciente sinta-se parte de seu tratamento, entendendo o que está sendo feito com ele.
Transformar o conteúdo da cartilha do Instituto Beaba em uma plataforma digital inovadora para as crianças.
+3 milhões de views nas lojas de aplicativos
+10 mil downloads
+6 mil sessões de uso
Tudo que nos aproxima do paciente e de sua linguagem é uma arma importantíssima para o nosso trabalho. O game veio para que o paciente sinta-se parte de seu tratamento, entendendo o que está sendo feito com ele.
Com sensibilidade, bom humor, lindo design e muito conteúdo, esse app pode ser usado para informar e divertir crianças em tratamento contra o câncer. Parabéns a todos os desenvolvedores!
Todos os anos, quase 13 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer no Brasil. O Instituto Beaba é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a desmistificação do câncer focada nesses pacientes e seus familiares.
O Beaba busca informar sobre a doença e o tratamento para crianças e adolescentes de maneira clara, objetiva e, principalmente, otimista. Tudo isso é feito com Tecnologia de Informação através de Design Thinking, Patient-Centered Design e Co-Creation.
Em 2015, o Beaba teve a ideia de criar uma cartilha através de crowdfunding que explicasse tudo sobre o universo do câncer para crianças e familiares entenderem melhor as características da doença e do tratamento. Ela é distribuída gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento.
O entretenimento dos games pode vir acompanhado de um combustível social. É possível realizar um impacto a partir desse meio entregando produtos de qualidade que engajam o público.
Reunindo esses dois elementos, foi possível desenvolver um projeto extraordinário que apresenta o câncer de uma forma completamente inédita para as crianças, que precisam conhecer a doença e suas características.
A Mkt Virtual e a Mukutu detectaram a oportunidade de utilizar um meio diferente para difundir as informações contidas na cartilha do Beaba: um game. Criamos o pré-projeto e desenvolvemos o produto final do que se tornou o AlphaBeatCancer.
O projeto foi desenvolvido entre o Beaba e a Mukutu com o apoio da SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica). Ele foi selecionado através do edital INOVApps do Ministério das Comunicações, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.
O AlphaBeatCancer possui 20 minigames que divertem e trazem informações importantes sobre o câncer e seu tratamento. No game, o jogador ajuda o enfermeiro, contém os sangramentos, segue o fisioterapeuta, faz biópsias e aprende bastante sobre oncologia e o tratamento.
Em um dos minigames do AlphaBeatCancer, por exemplo, o foco está na tomografia. As crianças precisam segurar o mascote do Beaba para que ele não se mexa durante o exame.
Envolvidos no projeto estiveram programadores, pacientes e profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos.
Em 2016, o AlphaBeatCancer foi selecionado e apresentado no marketplace do Games for Change, o maior evento de jogos de desenvolvimento social no mundo, em Nova York. Ele tem como objetivo catalisar impacto social através de jogos digitais, facilitando a criação e distribuição dos jogos que servem como ferramentas críticas em esforços humanitários e educacionais.
Mauricio Matias, Ludmilla Rossi, Alexandra Zagur e Danilo Costa: time da Mukutu representou
o AlphaBeatCancer no Games for Change, em Nova York
Além da repercussão na imprensa, o Alpha Beat Cancer ganhou, no dia 30 de agosto, o World Summit Awards Brasil 2017 na categoria “Health and Well Being“.
Com isso, entramos na corrida, pela mesma categoria, no WSA Internacional e também fomos premiados agora no mês de novembro. A premiação acontecerá no ano que vem, em Viena.
Ideação e Pré-projeto
Ludmilla Rossi e Simone Mozzilli
Pré-projeto e Game Design
Fábio Paes
Ilustrações e KVs
Elisa Sassi
Desenvolvimento
Thiago Tejo e Danilo Abreu
Game Design e Gestão do Projeto
Danilo Costa
Nós adoraremos resolvê-lo! Pegue seu telefone ou seu teclado e marque uma reunião conosco.
Fale conosco