Narrativa interativa - A história de Josefel Zanatas
O grande destaque do conjunto do site e peças digitais ficou com a narrativa que criamos para contextualizar toda a trilogia. Os dois primeiros filmes foram criados em preto e branco, o que facilitou a unidade visual e a compressão dos vídeos, altamente necessária para a época (2008).
Batizada de “A história de Josefel Zanatas”, a seção permitiu não apenas revisitar os dois primeiros filmes da trilogia como também participar ativamente do enredo dos mesmos. Além de dar ao visitante a oportunidade de se sentir o próprio Zé do Caixão, “A história de Josefel Zanatas” apresentou a uma nova audiência os clássicos filmes de José Mojica Marins.
Nesse momento a Internet brasileira era dominada pelo Orkut e pelo Fotolog, sendo o Flash o principal meio audiovisual para a construção deste tipo de interatividade. Decupamos os dois longas e escolhemos momentos épicos de ambos, deixando o visitante do site protagonizar cenas de terror.
A mecânica escolhida foi o point-and-click, que liberava novas cenas a cada ação. Para matar uma das mulheres do Zé do Caixão, era necessário levar uma fatal aranha até o pescoço da personagem, além de outras várias surpresas ao longo da narrativa. Com isso aumentamos o tempo de permanência dos usuários, chegando a uma média de 15 minutos devido a imersão que o conteúdo oferecia.
Ao final de toda a experiência, o usuário era conduzido ao trailer e ao lançamento de “Encarnação do Demônio”.